WHATSAPP: (19) 3296-0945

Conheça as 5 cirurgias mais comuns no Brasil

Conheça as 5 cirurgias mais comuns no Brasil

Você sabe quais procedimentos cirúrgicos são os mais realizados no Brasil? Com o intuito de explicar quais são essas cirurgias, criamos uma lista para que você conheça as 5 cirurgias mais comuns no Brasil. Boa leitura!

1 - Cirúrgica bariátrica

Dentre as 5 cirurgias mais comuns no Brasil, o procedimento realizado nos casos de obesidade grave, a cirurgia bariátrica ou cirurgia de redução de estômago como é popularmente conhecida, serve para reduzir o tamanho do estômago e a sua capacidade de recepção dos alimentos, diminuindo a ingestão de calorias.

Antes da pandemia, em 2019, o número de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS foi de 12.568, diminuindo para 4.115 em 2020 por conta da pandemia e 1.364 em 2021 segundo o DATASUS.

A situação da pandemia aumentou as filas de espera e fez com que o Ministério da Saúde classificasse a cirurgia como eletiva essencial, visto que o retardo no tratamento da doença pode causar complicações aos pacientes.

A técnica mais conhecida para isso é o método de bypass gástrico, retirando uma parte do estômago e com resultados que podem causar a perda de até 70% do peso inicial, trazendo benefícios de melhoria e até mesmo a cura de doenças relacionadas com a obesidade.

2 - Hérnia umbilical

Seguindo a lista para que você conheça as 5 cirurgias mais comuns no Brasil, esse procedimento é feito na fase da infância até os quatro anos, a cirurgia de hérnia umbilical serve para tratar uma condição onde surge uma protuberância no umbigo, causado pela falta de fechamento do orifício por onde passam os vasos umbilicais na etapa de desenvolvimento do bebê ainda no útero.

A cirurgia serve para evitar complicações nos casos onde a hérnia é dolorosa e possui um diâmetro maior que 1,5cm, realocando ao conteúdo da hérnia dentro do abdômen e suturando o orifício.

3 - Adenoide

Adenoide ou carne esponjosa consiste em uma porção de carne localizada dentro do nariz, podendo causar problemas na respiração. O procedimento cirúrgico é rápido, possuindo duração de cerca de 30 minutos e período de recuperação de duas semanas, em média.

Essa cirurgia pode ser realizada a partir dos seis anos, com a retirada da adenoide através da boca, sendo praticamente raro o crescimento dela novamente no nariz. Em alguns casos, o surgimento da adenoide pode causar apneia do sono e dificuldade de engolir alimentos.

4 - Rinoplastia

Conhecida como uma das cirurgias mais comuns quando se trata de cirurgia plástica, a rinoplastia é basicamente uma reestruturação do nariz, podendo ser realizada em alguns casos para corrigir dificuldades respiratórias.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a rinoplastia está como uma das cirurgias plásticas mais comuns no país, e os homens representam mais de 30% da porção de pessoas que faz algum tipo de cirurgia plástica.

Realizam-se incisões no nariz (após aplicação de anestesia), facilitando uma remodelação total pelo cirurgião. Após diminuição do inchaço no período de recuperação, o nariz terá o formato remodelado, tendo maior simetria e melhores contornos, um dos principais objetivos de quem deseja realizar esse procedimento.

5 - Pedra na vesícula

Colecistectomia é o nome que se dá para a cirurgia de remoção de pedra na vesícula biliar, altamente recomendada quando essas pedras causam dores, inflamação na vesícula ou inflamação no pâncreas.

Essas são algumas das cirurgias mais comuns no Brasil, você já as conhecia? Não se esqueça de compartilhar este conteúdo e nos seguir no Instagram!

Leave a Comment

(0 Comments)